Blog

10 Ideias para ter uma Cultura de Aprendizagem mais Autodirigida em sua empresa

Em abril deste ano, participei do evento internacional promovido pela Novi (@somosnovi), o “From Control to Culture”. Os diversos convidados me inspiraram a pensar a aprendizagem nas empresas com menos comandos e controles, abrindo espaços para iniciativas informais, e criando uma cultura de aprendizagem com pessoas mais autodirigidas. Como fundadora, sócia e CEO da @companhiadeidiomas e da @verbify, repensar a aprendizagem (de idiomas ou de qualquer outra coisa) é praticamente o ar que respiro! Contribuir para que profissionais de RH promovam iniciativas de aprendizagem mais disruptivas, criativas, informais e engajadoras, é parte da minha missão. Neste artigo, listei 10 perguntas, para você avaliar se já começou a jornada de construir uma cultura de aprendizagem mais autodirigida.

Em sua empresa…

1. Há iniciativas de aprendizagem cocriadas pelos funcionários, ou tudo é criado pelo RH e fornecedores?
2. Há oportunidades para que todos aprendam a partir dos problemas, identificados por eles, de forma descomplicada e eficaz?
3. Há uma forma de cruzar as necessidades de desenvolvimento de alguns com o que outros já sabem?
4. Você sente que oferece ótimas oportunidades de aprendizado, mas as pessoas não aproveitam?
5. Quais símbolos da cultura de sua empresa remetem à cultura de aprendizagem, uma vez que a cultura de aprendizagem é um substrato da cultura organizacional?
6. O objetivo de cada iniciativa de aprendizagem é sempre a transformação, ou ainda é a informação?
7. As pessoas estão realmente aprendendo o que a empresa precisa que elas aprendam, e também o que elas querem aprender?
8. O aprendizado informal é valorizado, com mentorias cruzadas, e momentos nos quais as pessoas compartilham o que aprendem, o que sabem, o que querem investigar juntas?
9. As pessoas estão aprendendo por considerar os conteúdos relevantes, ou porque elas não têm escolha, já que haverá um relatório e elas devem estar presentes?
10. Elas estão se divertindo ao aprender?

Quer conversar sobre Cultura de Aprendizagem? A @verbify.oficial tem uma jornada assíncrona, com encontros mensais ao vivo, exclusiva para profissionais de RH. Para participar, fale com a Karina no Whatsapp:
(11) 9 5926-6590

Fonte:
https://www.novi.cc/
https://instagram.com/verbify.oficial?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Escrito por Rose Souza para VocêRH

Sobre Rose Souza

Fundadora e sócia-diretora da @companhiadeidiomas e da @verbify.oficial. Paulistana, empreendedora, professora e mentora. Hoje mora em Canela/RS, administra suas empresas com seus times pelo Brasil, e pesquisa temas como Arquiteturas de Aprendizagem, Aprendizagem Ágil, Metodologias Ativas e Gestão. Graduada em Letras/Tradução/Interpretação pela Unibero, Especialista em Gestão Empresarial, MBA pela FGV e PÓSMBA pela FIA/FEA. Foi professora por seis anos na Pós-Graduação ADM da FGV, quando morava em São Paulo. Colunista dos portais Exame.com, Aboutme e Você RH. Mentora voluntária do Projeto Pulsar da Fundação Everis-NTT DATA. Quer falar com ela? rose@companhiadeidiomas.com.br ou instagram @rosefsouza_

Compartilhar

Essa modalidade só é vendida pelo nosso atendimento. Deixe seus dados abaixo que entraremos em contato

Posso ajudar?