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Comunicação

Comunicar-se de maneira clara, eficaz e eficiente é uma habilidade crucial na vida pessoal e profissional. A comunicação envolve vários aspectos. Antes de falar deles, vamos entender os quatro tipos principais de comunicação que podemos utilizar:

 

Verbal

 

Comunicar-se por meio de uma linguagem falada

 

Não-verbal

 

Comunicar-se através da linguagem corporal, expressões faciais e tom de voz

 

Escrita

 

Comunicar-se com linguagem escrita, símbolos e números

 

Visual

 

Comunicação por meio de fotografia, arte, desenhos, esboços, tabelas e gráficos

 

 

 Ultimamente, tenho percebido que muitas pessoas negligenciam o tipo não-verbal nas interações virtuais em cursos, palestras e reuniões, porque deixam suas câmeras fechadas. Há um prejuízo na qualidade da comunicação nestes contextos.

Em outras situações, temos a possibilidade de usar os quatro tipos juntos, o que potencializa a qualidade das interações. Além dos tipos de comunicação, há algumas habilidades relevantes, as quais são esperadas por recrutadores em processos seletivos e por profissionais de gente e gestão em promoções. Vamos entender quais são?

 

Escuta ativa

Quando ouvimos com atenção tudo o que é dito pelas pessoas e demonstramos interesse, fazendo perguntas.

 Importante melhorar nossa escuta ativa, prestando atenção às expressões faciais, linguagem corporal e tom de voz das pessoas. Não devemos fazer como a maioria que fica se preparando e maquinando como vai responder, se defender, contra-argumentar ou até atacar. Concentre-se no que e como a outra pessoa está falando. Se quiser esclarecer algo, faça perguntas de acompanhamento ou reformule o que foi dito para confirmar se entendeu corretamente.

 

Empatia

Acontece quando podemos não apenas entender, mas também reconhecer as emoções no outro. Quando somos capazes de nos colocar no lugar do outro e de perceber por sua perspectiva. Há uma conexão natural, sem julgamento que fortalecer os relacionamentos profissionais e pessoais.

 

Respeito

Em um ambiente de equipe ou grupo, permitir que os outros falem sem interrupção e ouvir, sem julgamentos e preconceitos, são sinais de respeito. Respeito, escuta ativa e empatia são facilitadores da ótima comunicação. Se não os praticamos, estamos erguendo barreiras.

Por fim, temos:

 

Confiança

É mais provável que as pessoas respondam a ideias apresentadas com confiança. O contato visual ao falar com alguém, sentar-se ereto, com os ombros abertos ajudam a transmitir confiança ao falar. Outro ponto que ajuda a demonstrar confiança é se preparar com antecedência para que nossos pensamentos fiquem claros e possamos responder a quaisquer perguntas.

 

Volume e Tom

Falar muito alto pode ser desrespeitoso ou estranho em certas situações. Se não tiver certeza, observe como os outros estão se comunicando. Pratique a presença e analise os cenários.

Outro aspecto da comunicação envolve como nosso tom se move para cima e para baixo, seu tom, quais palavras enfatizamos e as pausas que colocamos entre as frases. Esses detalhes podem ser muito úteis para envolver as pessoas, mantê-las atentas ao que está sendo dito, além de transmitir energia positiva.

Sorrir enquanto fala, dependendo do contexto, também é um ótimo aliado da comunicação.

Se você quer entender melhor como está a qualidade da sua comunicação, peça feedback para diferentes pessoas do seu entorno familiar, profissional e amigos. Quando receber o retorno, encare todas as opiniões como presentes, agradeça aos que dedicaram seu tempo para falar sobre você, e estabeleça um plano de ação para ajustar o que for preciso e busque um mentor para ajudá-lo a colocar em prática. Um bom plano de ação sem execução não tem valor. Boa jornada!

 

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Lígia Velozo Crispino, sócia-fundadora da Companhia de Idiomas (https://www.companhiadeidiomas.com.br). Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC e extensões na área de Marketing na ESPM, FGV e Insper. Coautora do Guia de Implantação de Programas de Idiomas em empresas e autora do livro de poemas Fora da Linha. Mobilizadora cultural à frente do Sarau Conversar, cofundadora do Instituto Velô. Coach. Mentora voluntária da Fundação NTT Data e do Programa Reciclar Colunista da Revista Exame. Hobbies: aquarela e fotografia. Quer falar comigo? ligia@companhiadeidiomas.com.br.

 

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